Encontrei um video no youtube muito interessante que mostra muito claramente os prós e os contras da utilização da internet.
A internet veio modificar a nossa vida, trazendo o acesso rápido a todo o tipo de informação!
Mas será as vantagens oferecidas compensam os perigos a que se está sujeito????
Compensam quando se faz uso com moderação e precaução, evitando comportamentos de risco na internet.
Vejam:
Este blogue foi criado no âmbito da diciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, aplicadas às Necessidades Educativas Especiais, onde serão colocados artigos relacionados com o tema.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Comunicação Alternativa e Aumentativa
Na comunicação Aumentativa utilizam-se sistemas de símbolos que permitam facilitar a comunicação pessoal de indivíduos, e entre indivíduos, que possibilitem complementar capacidades vocais ou verbais existentes, ou seja, permite “aumentar” as capacidades que o indivíduo já possui.
A comunicação Alternativa refere-se aos métodos e sistemas usados por um indivíduo que não possui qualquer capacidade vocal, sendo necessário utilizar um método alternativo à fala para comunicar.
A Comunicação Alternativa e Aumentativa disponibiliza uma série de sistemas que permitem aceder ou optimizar a comunicação.
Esses sistemas facultam às pessoas com deficiência uma autonomia que lhes permita um desenvolvimento absoluto, capaz de os levar a caminhar lado a lado com as pessoas que facilmente acedem à informação.
Alguns desses sistemas são:
O sistema aumentativo e alternativo de comunicação é composto por um conjunto de estratégias facilitadoras do desenvolvimento cognitivo e do acesso à aprendizagem de conceitos, enriquecimento de vocabulário, aumentando competências linguísticas e de literacia, por parte de crianças com défices severos de linguagem ou fala.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Tecnologias de Apoio à Comunicação
As Tecnologias de Informação e Comunicação têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com necessidades especiais, tornando-se um veículo de comunicação entre o seu mundo e o mundo que as rodeia.
Este vídeo mostra uma adolescente com autismo severo, que nunca tinha conseguido comunicar com a familia até ao dia em que se sentou em frente a um computador!!!!
Vejam que é muito interessante!
Acessibilidade em websites
A internet é um recurso cada vez mais importante em vários aspectos da vida: educação, emprego, governo, comércio, cuidados de saúde, entre outros. É essencial que a internet seja acessível a todos para fornecer igual acesso e iguais oportunidades a pessoas com necessidades especiais. Uma internet acessível também pode ajudar as pessoas com necessidades especiais a participarem mais activamente na sociedade.
As boas práticas de acessibilidade em websites permitem a navegação na internet por parte de pessoas com necessidades especiais. Deste modo, as pessoas com necessidades especiais podem apreender, compreender, navegar e interagir com a internet, estando assim em igualdade de direitos com as pessoas que não necessitam de ajuda especial. A acessibilidade Web também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas mais idosas com as suas capacidades alteradas devido ao envelhecimento.
A acessibilidade Web engloba todas as incapacidades que afectam o acesso à internet, incluindo incapacidades visuais, auditivas, físicas, da fala, cognitivas e neurológicas.
Existem milhões de pessoas portadoras dessas incapacidades que condicionam a sua utilização da internet.
Nos dias de hoje, apesar de já existir alguma preocupação por parte dos Web designers, a maioria dos Websites têm barreiras de acessibilidade que dificultam ou impossibilitam a utilização da mesma por parte de muitas pessoas com necessidades especiais.
À medida que vão sendo disponibilizados Websites e software mais acessíveis, as pessoas com necessidades especiais conseguem utilizar a internet de forma mais eficaz.
A acessibilidade Web também beneficia pessoas sem incapacidades ou com incapacidade temporária, pois ao existirem websites mais flexíveis, estão a dar resposta às necessidades do utilizador, que em determinadas situações tais como ligação lenta à internet, incapacidade temporária devido a uma fractura de um braço, por exemplo, ou mesmo capacidades diminuídas devido ao envelhecimento, não deixam de poder utilizar.
Para que uma navegação autónoma seja possível, devem existir algumas soluções de acessibilidade, que passam pela utilização de software específico para dar resposta às necessidades dos utilizadores. Esse software deve encontrar-se visível através de símbolos na página principal de um website.
O símbolo da acessibilidade na Web também deve estar presente no site que possuir essas soluções de acessibilidade, indicando que este respeita as mais recentes normas universais de acessibilidade.
Simbolos de acesso a conteúdos de video e Tecologias de Informação e Comunicação
Indica que o equipamento é capaz de comunicar com o utilizador através de linguagem falada. |
Indica que o equpamento é capaz de aceitar e responder a instruções faladas do utilizador |
Indica a existência de transcrição textual do diálogo falado |
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Criança Especial - Tecnologia Especial!
A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender às diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.
A evolução das tecnologias permite cada vez mais a integração de crianças com necessidades especiais nas nossas escolas, facilitando todo o seu processo educacional. No fundo, surge como uma resposta fundamental à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, num ambiente educativo.
A tecnologia deve ser encarada como um elemento cognitivo capaz de facilitar o ensino/aprendizagem no que diz respeito a crianças especiais, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento.
Assim, o uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento tendo em base as necessidades e interesses das crianças. A deficiência deve ser encarada não como uma impossibilidade mas como uma força, onde o uso das tecnologias desempenha um papel significativo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)